No dia 25 de abril nos reunimos em mais uma Assembleia Geral, dessa vez de forma presencial em São Paulo.
A reunião apresentou o resultado dos projetos realizados ao longo de 2022 e promoveu uma discussão democrática que definiu os rumos do próximo ciclo.
|
Aprovação da nova marca MBPS
Na ocasião, foi apresentada e aprovada a proposta de rebranding da identidade visual do Grupo, que passará a se chamar Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS).
As mudanças serão realizadas nos materiais digitais e impressos ao longo do mês de maio e lançadas oficialmente em breve.
|
Divisão das categorias de Insumos e Serviços
Foi aprovada ainda a divisão da categoria de Insumos e Serviços da Mesa Brasileira. Durante o planejamento estratégico, realizado em setembro de 2022, foi solicitado pelos 25 membros que englobam essa categoria, que a divisão fosse realizada, com o objetivo de ampliar a voz dos associados para que estes passem a ser melhor representados. A partir de julho, passam a ser duas categorias, divididas conforme abaixo:
• Insumos: fabricantes de insumos e de máquinas ou equipamentos agrícolas, e entidades representativas e associações de categoria;
• Serviços: prestadores de serviços, consultorias e empresas de tecnologia, entidades representativas e associações de categoria.
|
Prestação de serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos em pecuária sustentável
Com o amadurecimento da Mesa Brasileira, em 2022, passamos a prestar serviços de treinamentos, palestras, oficinas em pecuária sustentável, bem como realizar feiras, congressos, exposições, fóruns, eventos e simpósios, com o objetivo de promover soluções para o desenvolvimento da pecuária sustentável.
Dando andamento neste propósito, e com fim de continuar a apoiar nossos associados em suas jornadas da sustentabilidade, este ano, também passaremos a prestar serviços de consultoria, assessoria e gerenciamento de projetos em pecuária sustentável.
|
O GT de Terra está encerrando seu primeiro ciclo! O grupo, que recebeu uma série de convidados especialistas para falar sobre o monitoramento da mudança de uso da terra na pecuária, agora segue para a aprovação dos termos de compromisso com a Indústria e o Setor Produtivo.
Após as devidas aprovações, o resultado dos estudos realizados será divulgado durante um webinar previsto para julho e publicado em relatório final, que estará disponível no nosso site.
|
A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, representada pela diretora executiva, Luiza Bruscato, participou do Encontro Anual do FOLUR, realizado no dia 17 de abril, em São Paulo. O evento reuniu representantes dos 27 países membros do Programa de Impacto FOLUR, as Agências de Implementação, os principais parceiros, o setor privado e o Secretariado do Global Environment Facility (GEF).
|
Estivemos presentes também no Marfrig Verde +, realizado no dia 27 de abril, em São Paulo, que contou com a participação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro, além de produtores, indústria, instituições financeiras e sociedade civil, debatendo sobre as tendências e oportunidades da pecuária e buscando soluções para um setor livre de desmatamento e de baixa emissão.
|
Em uma entrevista concedida ao portal GS1 Brasil e publicada no dia 14 de abril, Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa Brasileira, e Aécio Flores, coordenador do Grupo de Trabalho de Rastreabilidade, falam sobre a relevância da rastreabilidade e os desafios de implementá-la.
|
Em 19 de abril, a revista Forbes publicou um artigo sobre a nova lei da União Europeia, que vai contra a importação de produtos produzidos em terras desmatadas após 2020, e trouxe informações baseadas em dados fornecidos pela Mesa Brasileira.
|
Em entrevista concedida no dia 19 de abril, ao programa Boi Forte, do Canal Agromais, Aécio Flores, coordenador do Grupo de Trabalho de Rastreabilidade, falou sobre os trabalhos do GT e a rastreabilidade bovina.
|
O GT de Rastreabilidade vai começar!
No dia 18 de maio começa o terceiro ciclo do GT de Rastreabilidade, que trará o debate das "Estratégias para adoção da rastreabilidade aplicadas na cadeia da pecuária brasileira".
Na primeira reunião, será apresentado o plano de trabalho e validado por todos. O novo coordenador e porta-voz deste ciclo será o Aécio Flores, vice-presidente da ABCAR.
|
Passe a ter mais relevância dentro do segmento e mostre que a sua organização está engajada na missão de promover o desenvolvimento da pecuária sustentável.
|
|